Sistema de estacionamento inteligente

2013 - Sistema de Estacionamento Inteligente
O projeto SEI - Sistemas de Estacionamentos Inteligentes, enquadra-se no Aviso nº 7/SI/2012, Projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), dentro do programa estratégico Empreendedorismo e Inovação.

As funcionalidades do projeto SEI são:
• Alarme na utilização indevida de lugares de estacionamento temporário ou restrito;
• Apoio ao estacionamento, permitindo indicação de lugares livres;
• Apoio ao controlo de pagamentos em estacionamento pago.

Este sistema destina-se à gestão de estacionamento, onde haja estacionamento reservado ou pago ou mesmo em parques outdoor com adaptação em sistema de indicação de quantidade e localização de lugares livres.

O sistema deve detetar a ocupação do lugar e, sendo restrito, verificar se o utilizador é autorizado. Não sendo emite um alarme imediato que permite a um elemento (por exemplo funcionário de hotel) ser avisado e dirigir-se ao local para instar o prevaricador a remover o veículo. No caso de lugares de estacionamento temporário o sistema deve medir e registar o tempo de início e, sendo detetada a ultrapassagem, lançar um alarme para um elemento capaz de emitir coima devida. O sistema deve incluir sensores que não obriguem à passagem de cabos no piso asfáltico e outros elementos que permitam o aviso via telemóvel ou outro dispositivo móvel. Na identificação dos veículos autorizados (que não geram alarmes) pretende-se utilizar um elemento a instalar no veículo (tipo identificador de RFID) ou o próprio dispositivo Via Verde ou DEM - Dispositivo Eletrónico de Matrícula.


Como forma de divulgar este projeto, a Micro I/O esteve presente em diversos eventos, entre os quais: