mb

O sistema de carregamentos de cartões Unicard é um serviço que permite aos Encarregados de Educação realizarem o carregamento do cartão escolar através da rede multibanco ou então, a partir de casa ou qualquer outro local com acesso à Internet sendo que, neste caso, também poderá usar o seu cartão de crédito. Com este sistema, deixa de ter qualquer necessidade de entregar dinheiro ao seu educando, evitando assim o perigo de roubo ou extorsão.


Adesão
A adesão ao sistema de carregamentos de cartões escolares Unicard por parte do utilizador, pode ser efetuada após adesão da própria escola, sendo que, as escolas podem aderir a este serviço a qualquer momento do ano letivo. A adesão por parte do Encarregado de Educação pode ser efetuada através do Portal SIGE da Escola em questão, onde costuma efetuar a marcação de refeições. Deverá aguardar um prazo máximo de um dia útil até que a sua referência esteja ativa e possa começar a efetuar carregamentos.

Possibilidades de Carregamento
A disponibilização do montante carregado no cartão da escola depende da modalidade escolhida para realização do carregamento. Assim, estamos perante duas possibilidades:
Usando o número de Entidade/Referência (disponibilizado aquando a adesão ao serviço), a partir da rede multibanco, através da opção de "Pagamento de Serviços", em qualquer das 14.000 ATM's (caixas multibanco) ou em qualquer dos 4.000 MB Spot (serviços existentes em papelarias, cafés, tabacarias, quiosques, supermercados espalhados por todo o país), ou ainda, a partir do seu Homebanking (banco on-line). Cada referência MB está associada a um único cartão. Se tiver vários filhos, na mesma ou em diferentes escolas, terá uma referência para cada um dos cartões;
Usando o seu cartão de crédito, a partir de casa ou outro local com acesso à Internet, através do Portal SIGE ou Unicard.

Custos
A adesão ao serviço é gratuita, não tendo portanto, qualquer custo associado.
O sistema permite um carregamento mínimo de 10€ e máximo de 1000€.

Existe uma pequena comissão por cada carregamento efetuado que é descontada no valor carregado no cartão, no instante do carregamento e depende da modalidade escolhida:
Para carregamentos usando o número de Entidade/Referência, o valor da taxa é de 3,75%;
Carregamentos realizados via cartão de crédito estão sujeitos a uma taxa de 5%.

Disponibilização do valor
A disponibilização do montante carregado no cartão da escola depende da modalidade escolhida para realização do carregamento. Assim, estamos perante duas possibilidades:

Quando efetua um carregamento usando o número de Entidade/Referência que recebeu, o valor pago é carregado no saldo do cartão num prazo máximo de 24h após o carregamento (excluindo sábados, domingos e feriados). Esta demora deve-se aos prazos impostos pela própria SIBS (Sociedade Inter-Bancária de Serviços, a entidade que gere o Multibanco) que, ao abrigo do nosso serviço, disponibiliza a informação sobre os carregamentos três vezes por dia;
Por outro lado, quando realiza um carregamento usando o seu cartão de crédito, a transferência do valor carregado para o saldo do seu cartão é realizada de imediato, exceto no caso de surgir algum problema com as comunicações.

De forma a que Micro I/O possa garantir estes serviços será necessário a escola garantir ligação à internet do seu servidor para processar os carregamentos.