CIRaF

2008 - CIRaF
O projeto “Tecnologias para Comunicação e Identificação por Radio Frequência” (CIRaF) foi co-financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT).

Com este projeto pretendeu-se reforçar e endogeneizar na Micro I/O um conjunto de conhecimento na área da identificação por rádio-frequência (RFID), comunicações sem fios e sistemas de identificação biométrica.

Os conhecimentos assim adquiridos fomentaram a diversidade de produtos da empresa, ao mesmo tempo que potenciaram a evolução dos produtos já existentes, dotando-os da capacidade de comunicação utilizando tecnologias wireless. Com efeito, a inclusão da comunicação sem fios reduz de forma significativa os custos de instalação dos sistemas da Micro I/O, permitindo-lhe assim atuar no mercado com maior competitividade.

O projeto CIRaF deu um forte contributo a vários produtos da empresa através do desenvolvimento de tecnologias de comunicação de campo próximo, comunicações sem fios WPAN e WLAN, redução/otimização do consumo energético e segurança de comunicações.