B-Live

2008 - B-Live
O B-LIVE é uma solução de Domótica, destinada à adaptação de casas convencionais. O sistema permite que pessoas com graves limitações funcionais, como por exemplo tetraplégicos, possam controlar com autonomia, ainda que limitada, funcionalidades da habitação (acesso, iluminação, operação de dispositivos). Os cidadãos com deficiência vêm assim, com este produto, melhorada a sua qualidade de vida. Além de conquistarem autonomia conseguem mais liberdade para os acompanhantes e assistentes.

O sistema tem uma estrutura modular que permite a aquisição faseada e adaptação, a baixo custo, a habitações já existentes.

O B-LIVE é resultado de dois anos de investigações e de estreita colaboração entre a Universidade de Aveiro (através do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda) e o Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais (CMRRC-RP). Os investigadores contaram, ainda, com o apoio de uma equipa médica deste centro para a realização de estudos de conceção, e testes do protótipo, com pacientes.

O carácter evolutivo e modular do B-LIVE, e a sua fácil integração com outros produtos e/ou serviços, prevê, a curto prazo, a aplicação do B-LIVE a outros cidadãos, nomeadamente a cegos e idosos, e a inclusão de outras interfaces, já testadas com sucesso.

Este é o primeiro produto da Micro I/O no mercado da saúde, no segmento das ajudas técnicas e a atribuição do prémio Eng. Jaime Filipe vem reconhecer a qualidade da inovação, desta spin off da Universidade de Aveiro, e a sua capacidade de converter conhecimento em produtos.